23 de dezembro de 2011

APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 13


Capítulo 13 – Livros Sagrados

São livros que contém os ritos e os textos para diversas celebrações.É importante que sejam tratados com cuidado e respeito, pois é deles que se proclama a Palavra de Deus e se profere a oração da Igreja. 

Missal: É um livro grande que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico.Fitas marcadoras indicam as diversas partes da celebração e pequenas orelhas nas paginas mais usadas auxiliam o ministro a virá-las.O Missal contém:
Rito da Missa (partes fixas):
Próprio do tempo: advento, natal, quaresma, tempo comum, etc;
Próprio dos santos;
Vasta coleção de prefácios;
Varias orações eucarísticas;
Missas rituais: Batismo, confirmação, profissão religiosa, etc;
Missas e orações para diversas necessidades: pelo papa, pelos bispos, pelos governantes, pela conservação da paz e da justiça, etc;
Missas votivas: Santíssima Trindade, Espírito Santo, Nossa Senhora, etc;
Missas dos fieis defuntos.
No inicio, o Missal apresenta longa e preciosa introdução contendo a Instrução Geral sobre o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário

   
Lecionário: É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico.São quatro livros:

Lecionário Dominical: compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas.Toda missa dominical apresenta três leituras, mas o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho.Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, A Igreja propõe, para os domingos e festas,um ciclo A, B, C. Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos e de São João; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas.O Evangelho de São João é geralmente proclamada nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.

Lecionário Semanal: contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar.O Evangelho é o mesmo para os dois anos.

Lecionário Santoral: contém as leituras pra solenidades e festas dos santos.Estão aí incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.

Lecionário do Pontifical Romano: contém as leituras que acompanham o Pontifical Romano.O Pontifical Romano É um livro que agrupa diversos livros litúrgicos usados nas celebrações presididas pelo bispo, por exemplo, crisma, ordenações, instituição de ministros,etc...      
Rituais: Além dos dois livros apresentados acima existem os Rituais, que são utilizados na celebração dos diversos Sacramentos.São eles O Ritual do Batismo, O Ritual da Crisma, O Ritual da Unção dos Enfermos, O Ritual da Penitência (Sacramento da Confissão), O Ritual do Matrimonio, além do Ritual das Bênçãos, que o sacerdote usa nas diversas bênçãos.
O cerimonial  dos bispos e o rito das ordenações: São reservados aos Senhores Bispos, e por isso quase sempre não são encontrados nas paróquias.Quando os Bispos fazem a Visita Pastoral ou quando celebram as ordenações, costumam trazer consigo os referidos livros. 
Liturgia das Horas : designação dada à oração de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender às diversas horas do dia a glorificação de Deus, que encontra seu ponto mais elevado da oração eucarística. Compreende quatro volumes;
v  Volume I – Tempo do advento, natal e epifania
v  Volume II – Tempo da quaresma, tríduo pascal e tempo pascal
v  Volume III –Tempo comum ( da 1ª a 17ª semana)
v  Volume IV – Tempo comum (da 18ª a 34ª semana)
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário