Capítulo 11 – Eucaristia: Fundamentos Bíblicos e Teológicos
Origem
A celebração eucarística tem sua origem na última ceia de Jesus. No contexto
da ceia pascal dos judeus, Jesus antecipa o dom total de si mesmo em sacrifício
de redenção e institui o memorial da Nova Aliança.Jesus realiza
ritualmente, isto é, por meio de rito, o que vai realizar na realidade (morte
na cruz).
A ceia pascal dos judeus recordava o acontecimento mais
importante do Antigo Testamento, ou seja à saída do povo da escravidão do Egito
e a entrada na terra prometida. Essa recordação se fazia por meio de um
banquete (ceia pascal) no qual de consumiam ervas amargas, pão e cordeiro, e se
bebia vinho.
A instituição
Jesus convida seus discípulos para a ceia pascal e introduz
aí um elemento novo: ele toma o pão, dá graças a Deus, parte o pão e o entrega
aos seus discípulos, dizendo “ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR
VOCÊS.Façam isto em memória de mim”. Depois, toma o cálice com vinho, dá
graças a Deus e entrega aos seus discípulos dizendo:
“ESTE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE.Todas as vezes
que beberem dele, façam isto em memória de mim”
Analisando a instituição da eucaristia, quatro verbos que
Jesus utiliza e que constituem hoje a
estrutura fundamental da celebração eucarística: Tomar, Dar Graças a Deus,
Partir e Dar.
Tomar: apresentação das oferendas.
Dar Graças: oração eucarística.
Partir: fração do pão.
Dar: comunhão.
Este é o núcleo fundamental da celebração eucarística, desde sua origem.
Duas Mesas
No Evangelho segundo Lucas, encontra o episódio dos
discípulos de Emaús (cf 24.13-33).Nesse relato é possível perceber que ao lado
da mesa eucarística já havia a mesa da palavra.Temos portanto, os traços
principais da atual celebração eucarística:
1ª Parte: Lucas 24.25: Jesus cita e explica as
Escrituras (mesa da palavra).
2ª Parte: Lucas 24.30: Jesus toma o pão e abençoa,
depois parte e distribui a eles (mesa da eucaristia)
Uma passagem dos Atos dos Apóstolos mostra como no tempo doa
apóstolos já se abria espaço para a palavra de Deus, ao lado da fração do
pão.Podemos dizer que são os rudimentos do que chamamos atualmente a
mesa da palavra.
“No primeiro dia da semana (domingo), estávamos reunidos
para a fração do pão.Paulo, devia partir no dia seguinte, dirigia a palavra aos fieis, e prolongou o discurso
até meia- noite.Havia muitas lâmpadas na sala superior, onde estávamos reunidos
(...) Depois subiu novamente, partiu o pão e comeu.Ficou conversando com eles
até de madrugada, e depois partiu” (Cf.Atos 20,7-8.11).
Passagens que
relatam a instituição da eucaristia:
1Corintios 11.23-26; Lucas
22.14-26; Marcos 14.20-25; Mateus 26.26-29.
Nomes da Eucaristia
Ceia do Senhor: Este é considerado o temo
mais antigo para designar a Eucaristia.
Encontra-se em 1Corointios 11.20
Fração do pão: Este termo encontra-se nas seguintes
passagens do Novo Testamento: Lucas 24.35; Atos 2,42.46; 20,7.11; 27,35
Eucaristia: Este nome aparece na Didaqué 9-10.14.A
Didaqué é um dos testemunhos mais antigos, provavelmente do fim do século I,
sobre a vida da Igreja e a Eucaristia.
Sacrifício: Termo utilizado a partir do século III,
que adquiriu grande importância na Idade Media.
Liturgia: (A partir do século IX): Antes significava
o conjunto das ações litúrgicas ou o Oficio Divino.
Missa: Com o sentido de despedir,dispensar: o que se
refere a uma parte (o final da celebração) passou a designar toda a celebração.
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