Capítulo 10 - Eucaristia: Significados e Conseqüências
Ação de Graças
A palavra Eucaristia vem da língua grega e significa: agradecimento, ação de graças, reconhecimento. É a resposta que brota espontânea do ser humano diante das manifestações de Deus na criação e na história humana.
Quando ganhamos um presente, é natural expressarmos nossa gratidão a quem nos presenteia. Para isso usamos a criatividade; um “obrigado”, um “Deus lhe pague”, um abraço, um sorriso, um telefonema, uma lembrançinha, etc.
Viver em ação implica ao Pai, por Cristo, as coisas criadas e a própria pessoa. É o Jesus realiza de modo ritual na Última Ceia, e de modo real na cruz: entrega ao Pai sua vida em sacrifício infinito pela salvação de toda humanidade.
Para nós, o que significa tomar parte no banquete eucarístico ? Significa render graças a Deus por tudo e com tudo.Por tudo: a vida, a religião, nossa família, a fé em Deus, o ar que respiramos, o sol, a chuva, os alimentos que nos sustentam, as flores, os animais, etc.Na celebração eucarística, o pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho de humano, simbolizam, todos os bens da criação.
Com tudo: o que somos e temo, isto é, nossas
habilidades pessoais, dons, saúde, disposição, etc. Deus não precisa de coisas
materiais. Ele espera a oferta do nosso ser.
Jesus entregou ao Pai o que possuía de mais precioso, a sua
própria vida. Também nós devemos fazer oferta de nossa vida ao Pai, por Cristo,
com Cristo, em Cristo.
Memorial (fazer memória)
Ao celebrar a Última Ceia com seus discípulos, Jesus tomou o
pão e o vinho, rendeu graças e disse que aqueles eram seu corpo e seu sangue,
oferecidos em favor do povo. Em seguida acrescentou: “Façam isso em Memória
de Mim”
Fazer memória da Páscoa de Cristo significa Tornar
Presente o ato salvador de Cristo. Revivemos na fé o acontecimento de sua
paixão, morte e ressurreição, atualizando-o e tornando-nos participantes dele.
Ao celebrar a Eucaristia, não comemoramos algo perdido no
passado, ou um fato que ficou apenas na lembrança, mas, proclamamos, aqui e
agora, a salvação de Deus aplicada à história presente e futura: “ Todas que se
com desse pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele
venha” (1Corintios 11,26)
Por tanto, par nós, assim como para os judeus, o memorial
têm três direções: olha para o passado, mas projetando-o para o futuro,
com a espera do fim dos tempos, e sentindo que o acontecimento histórico
(passado) e o futuro se concentraram no hoje da celebração.
Aplicando, mais uma vez, esse conceito à Eucaristia, temos o seguinte: a
Eucaristia é um fato passado (morte e ressurreição de Jesus), que se torna
presente par nós , aqui e agora (celebração eucarística) e nos projeta para o futuro
(o Reino de Deus não está concluído, mas vai se construindo até que todos
cheguem à plena comunhão com Deus e com irmãos).
Eucaristia é sacrifício
Na Última Ceia, Jesus tomou o pão, redeu graças e o deu a seus discípulos
como seu corpo oferecido em sacrifício, pra que dele comesse .E pegando
uma taça de vinho disse-lhes: “Bebei dele todos, pois Istoé o meu sangue, o
sangue da Aliança, que será derramado por muitos pra remissão dos” pecados
“(Mateus 26.28)”.
Esses gestos tinham clara intenção de substituir o cordeiro da páscoa dos
judeus.
O sacrifício de Jesus não é algo que se reduz aos seus últimos momentos de
vida terrena, ou seja, sua paixão e morte.Toda a sua vida foi imolação
constante. Jesus não buscou seus próprios interesses, mas procurou sempre fazer
a vontade do Pai.
Sua vida foi uma continua doação em favor do povo, principalmente das
pessoas necessitadas.Sua vida total culmina com a morte na cruz.Sua paixão e
morte são o coroamento de toda a sua vida doada: “Tendo amado os seus que
estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13.1)
Eucaristia é assembléia
É no seio da Igreja que o sacrifício de Cristo se torna presente, Igreja e
palavra de origem grega, que significa assembléia, comunidade do povo,
convocada e reunida por Deus.
Desde o inicio da Igreja os escritos do Novo Testamento falam da Eucaristia
como reunião da comunidade (assembléia)
A assembléia cristã, portanto, é uma comunidade que celebra e no meio da
qual desde o primeiro momento está presente Cristo, o Senhor.
Quem faz parte da assembléia ? Todos os fieis que se reúnem para celebrar em
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, o povo e os ministros, incluindo-se
o ministro ordenado a quem cabe presidir a Eucaristia.
Eucaristia é refeição
A missa é uma refeição, um banquete, uma festa. Quem faz o convite é Deus
Pai.A convocação é dirigida a nós, filhos e filhas, com a finalidade de nos
alimentar com sua palavra e com o corpo e sangue do seu Filho Jesus.
O banquete eucarístico supõe, portanto, a presença de convidados
(assembléia) e alimento (pão e vinho, corpo e sangue do Senhor).Sendo o
banquete eucarístico uma festa, há também a necessidade da participação
externa e da participação interna
da assembléia.
Constituem elementos da participação externa os movimentos, as palavras, as
aclamações, os cantos, as orações, o toque, os sinais, o abraço da paz, etc. Ao
passo que a participação é a predisposição de cada membro da assembléia, sua
vontade de estar ali com os irmãos, consciente do que vai celebrar. A
participação interna começa antes que a pessoa entre na igreja para a
celebração.
Eucaristia é comunhão
Comunhão que dizer comunicação.Mas significa intimidade Quando
vamos receber a comunhão (Eucaristia) estabelecemos uma comunhão com Jesus e
com os irmãos e irmãs. Portanto, receber a comunhão não é simplesmente receber
e ingerir um pedaço de pão consagrado (corpo de Cristo). Esse gesto significa
que o fiel está em comunhão com o corpo de Cristo.Ora, o corpo de Cristo é a
Igreja.Em outras palavras, somos nós. Portanto, comungar o corpo de Cristo é
estar em harmonia e paz, não só com Jesus, mas também com todos os filhos e
filhas de Deus. Quem tem ódio contra alguém deverá reconciliar-se antes de
comungar. Ódio e comunhão não combinam.
Eucaristia é compromisso social
A celebração eucarística não é um ato fechado em si mesmo. Ela é aberta para
fora, para a realidade do mundo que nos cerca. Por isso a missa se expande, se
prolonga pr além da própria missa. A missa não pode estar fora da realidade que
envolve o povo. Alias, cada pessoas, ao participar da missa, leva consigo sua
realidade (sua situação familiar e pessoal , a situação do povo, suas
dificuldades, alegrias e angustias...).
Levamos a realidade para a celebração, e levamos a força da celebração para
a realidade. Deste modo, fazemos a união da fé com a vida.
Portanto, enquanto houver irmãos passando fome, nós cristãos não podemos
cruzar os braços, não podemos celebrar e ficar acomodados. Justamente porque a
celebração nos empurra para a ação. Ação transformadora na sociedade. Nesse
sentido dizemos que a celebração é um compromisso social.
Eucaristia é gratuidade
Gratuidade vem da palavra latina grátis, de graça. A Eucaristia pede
que sejamos gratuitos, generosos, acolhedores, sem preconceito.Essa gratuidade
se manifesta na celebração e alem da celebração. Por isso, quando vamos
participar da Eucaristia , não convém ficarmos controlando o relógio, achando
que tudo está pesado, cansativo, sem interesse. Se isto for verdade, alguma coisa
esta errada e é necessário corrigir.
E verdade que por vezes nossas celebrações ainda são feitas com muito
palavreado. Vamos dar espaço para a Palavra de Deus e diminuir nossas palavras
! Vamos dar preferência por externar nossa fé através do canto e dos gestos
simbólicos e manter as palavras indispensáveis pra bem celebrarmos. E uma saída
para se evitar que a celebração seja enjoativa.
Ser gratuito, durante a celebração, é deixar-se embalar pelo Espírito Santo,
o litúrgico (celebrante) por excelência. E seguir as inspirações que nos vêm da
Palavra, dos símbolos, dos gestos simbólicos. Ser gratuito na celebração é
fazer bom proveito de algum fato novo, que não estava previsto no roteiro, mas
nos ajuda a celebrar melhor.
Conclusão
A partir dessas breves noções a respeito da Eucaristia, cada um de nós é
convidado a ser Eucaristia viva nas estradas do mundo. Que quer dizer Eucaristia
viva ? é a pessoa que tem um coração aberto, generoso, compassivo, cheio de
bondade e misericordioso, igual ao Jesus. É a pessoa que se preocupa com os
irmãos e irmãs principalmente as mais necessitadas de socorro material e
espiritual.
Ser Eucaristia viva é ser o próprio Jesus presente e dinâmico, hoje, no meio
da humanidade.
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