22 de dezembro de 2011

APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 12


Capítulo 12- Outros Termos Litúrgicos


Aleluia: Palavra hebraica - Louvai o Senhor.É uma expressão de alegria que se usa principalmente na aclamação ao Evangelho: no oficio, muitas vezes; abundantemente no tempo pascal.Não se usa no tempo da quaresma.
                                                                                     
Amém: Pala hebraica que alguns traduzem por assim seja, aconteça.Está palavra não se traduz.O Apocalipse (3.14) chama Jesus de o Amém, e a 2ª Carta aos Coríntios (1.20) afirma que é em Jesus que dizemos Amém.Santo Agostinho diz que o nosso Amém é a nossa assinatura, o nosso compromisso.

Antífona: Texto curto antes e depois de cada salmo da Liturgia das Horas, que exprime sua idéia principal.

Cânon da Missa: Oração eucarística da missa.


Catecumenato: Tempo de iniciação á vida cristã e preparação para o batismo.

Concelebração: Celebração simultânea de mais de um sacerdote à mesma missa.

Doxologia: Formula de louvor que geralmente se usa em honra a Santíssima Trindade. Na liturgia recebem o nome doxologia o “Glória ao Pai ...”, “Glória a Deus nas alturas” e o “Por Cristo, com Cristo em Cristo...., no final da oração eucarística.

Cruxiferario: Aquele que leva a cruz nas procissões.

Epiclese: Oração da missa com a qual se invoca a  descida do Espírito Santo para que ele, antes da consagração, santifique as oferendas, e após a consagração santifique e associe a assembléia dos fieis à vida de Cristo.

Epistola: Na antiguidade, comunicação escrita se qualquer tipo. O Novo Testamento contém vinte e uma epistolas ou cartas. As epistolas normalmente tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em particular, mas ao público em geral.

Exéquias: Ritos em favor dos fieis falecidos.

Hosana: Palavra de origem hebraica que significa salva-nos, por favor !. Foi proclamada pelas multidões que foram ao encontro de Jesus em sua entrada solene a Jerusalém, pra indicar sua rela dignidade messiânica (cf. Mateus 21.9). Esta palavra aparece após o prefacio, na aclamação: Santo, Santo, Santo...

Kyrie Eleison: Expressão grega que significa Senhor, piedade, é uma invocação antiga mediante a qual os fieis imploram a misericórdia do Senhor.

Lavabo: Ato de lavar as mãos. Na missa, o lavabo se dá após a apresentação das ofertas. Além disso, o lavabo ocorre quando o sacerdote tem necessidade de lavar as mãos, por ocasião do lava-pés, imposição das cinzas, unção das mãos do neo-sacerdote.

Memento: Parte da oração eucarística em que se recordam os vivos e os falecidos.

Oitava: Solenidade de Natal e Páscoa, que se celebram por 8 dias.

Santa Reserva: Eucaristia, guardada no sacrário.

Rubricas: Regras ou explicações em vermelho – rubro significa vermelho – para o reto desenrolar das ações litúrgicas.

Sacramentais: São sinais sagrados e ações litúrgicas não instituídas por Cristo, mas introduzidas pela Igreja, pra proveito espiritual dos fieis. São sacramentais, entre outros, as diversas bênçãos e os objetos benzidos, assim como a dedicação se uma igreja e a consagração de objetos e paramento s destinados ao culto.

Sacramentário: Livro que engloba os diversos Rituais dos Sacramentos.

Turiferário: Pessoa que leva o turíbulo.


Viático: Comunhão que se leva aos que se encontram gravemente enfermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário