18 de fevereiro de 2013

Radicais em Cristo

Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. (Ap3, 15-16).
Estas palavras de Jesus a princípio nos parecem duras, mas, refletindo a respeito de sua razão, é fácil entender porque Ele nos repreende. O que mais observamos dentre os que admitem crer em Deus é uma atitude comedida diante da fé, como se “ter fé” fosse algo vergonhoso ou que devesse ser justificado. E ainda é notória a necessidade que muitos de nós temos em agradar a qualquer custo outras pessoas, mesmo que isso implique em desagradar a Deus. Dessa forma, tendo em vista que para alguns a fé é sinal de fraqueza ou ignorância, é mais fácil abafá-la em nós do que assumi-la de verdade. Com isso nossa fé vai se tornando cada vez mais fraca, morna, levando-nos a colocar Deus em segundo plano em nossas vidas ou até a viver sem Ele.
O que me parece é que tememos contrariar o mundo ao nos assumirmos Cristãos, ou melhor, podemos até assumir, mas muitas vezes nossas atitudes não condizem com a Verdade de Cristo. Há também aqueles que acreditam que o “meio termo” na fé é o melhor caminho para vivermos bem nesse mundo, imaginando que esse “equilíbrio” é a melhor resposta que podemos dar a Deus diante da pluralidade de crenças que caracteriza esses tempos atuais. Porém essa nossa atitude leva ao enfraquecimento em nós da Verdade de Cristo e ainda dá um falso testemunho aos que não creem, exatamente o oposto do que nos pede Nosso Senhor Jesus cristo. Nós, discípulos de Cristo, devemos sempre testemunhar a Verdade e não nos preocuparmos em sermos bem aceitos aos olhos daqueles afastados de Jesus. O perigo está em acreditarmos estar trilhando o caminho certo, enquanto nossos corações se amornam, nossas vistas se embaçam, nossos ouvidos se cansam, e nossas bocas se emudecem.
Lendo-a com os olhos de filhos, é fácil notar que esta passagem Bíblica acima é uma fiel prova de amor que nosso Deus Pai Todo-Poderoso nos dá. Como Pai, chama a atenção de seus filhos e repreende por Amor a eles. Ao mesmo tempo em que Jesus diz “vomitar-nos”, Ele nos chama e espera de braços abertos convidando-nos ao arrependimento, como observamos nesses versículos do mesmo capítulo de Apocalipse:
Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.(Ap3, 19-20).
Portanto irmãos, devemos ser radicais no caminho para Jesus. Quando somos mornos, passamos uma imagem de sermos indiferentes com a nossa fé. Aqueles que se encontram frios precisam sentir o nosso calor para enxergarem e decidirem por Jesus. Só assim seremos instrumentos eficazes de Deus. Um coração morno desagrada mais a Deus porque ele pertence a quem já O conhece e se deixou amornar. Antes frio do que morno, pois o coração gelado reflete a ausência de Deus, ou seja, pertence aos que ainda não O conhecem verdadeiramente e, portanto, estes têm menos responsabilidade com a Verdade de Cristo do que os que O conhecem.
Eu venho tentando ser e me manter quente na fé. Às vezes a brisa fria desse mundo me resfria e eu me torno morna. Acredito que antes de meu primeiro encontro com Jesus, eu estava fria, quase congelada e estagnada. Mas Ele não desistiu de mim, bateu insistentemente em minha porta cheio do calor de seu Amor para me resgatar desse mundo. Meu coração foi esquentando....até que pegou fogo! Eu nasci naquele momento! Quando experimentei o fogo do Divino Espírito Santo em mim, naquele chamado de Jesus, passei a buscá-lo a todo o momento em minha vida. Não tem sido fácil e, muitas vezes, eu resfrio. Sou morna quando não vigio minhas ações, quando não amo meus irmãos e esqueço de ver Jesus neles, quando me envaideço, quando fraquejo e me entrego ao mundo. Jesus não desiste de nos oferecer seu Calor. Ele quer cear conosco todos os dias e espera que sejamos radicais e perseverantes na caridade aos irmãos e na fidelidade a Ele. Quando olho para trás e deixo o meu coração amornar, Jesus bate mais forte em minha porta até que eu O escute... e eu me agarro nEle.
Sabemos que Cristo Jesus veio ao mundo não só para se entregar em Sacrifício por Amor a todos nós, mas também para servir de exemplo a todos os Cristãos. Tomando então seu Santo Sacrifício para reflexão, alguém tem dúvida de como Jesus se entregou completamente e radicalmente por nós? O que seria de nós se Jesus se entregasse, mas se negasse a morrer na Cruz? Ou se Ele até desse a vida por nós, mas não quisesse sentir dor? Ou se Ele aceitasse sentir dor, mas não quisesse ser ridicularizado em público ou humilhado? Fica muito claro, irmãos, que Cristo nos quer por inteiro assim como Ele se entregou radicalmente ao Pai por nós. Ai de nós se Ele tivesse sido moderado, cauteloso ou desse ouvidos à voz do mundo. A exemplo de Cristo devemos, sim, ser radicais em nossa fé, radicais no amor, radicais na caridade, radicais na oração, radicais na obediência a Deus. Afinal de que lado nós estamos, do mundo ou de Deus?
Que o fogo e o calor do Espírito Santo invadam nossos corações, cada dia mais, até que não exista espaço para que a brisa gelada desse mundo nos congele a ponto de esquecermos os verdadeiros valores e as verdadeiras riquezas de nossas vidas...Jesus, Nosso Senhor! Sem Ele nada somos! A vida em Jesus nos espera, e só um coração quente e vivo de amor por Ele e nEle poderá vencer o mundo e sentar-se ao seu lado por toda a eternidade. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre!

Camila Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário