28 de outubro de 2012

Por que algumas pessoas não seguem a opinião da maioria?

Associação Montfort: exemplo de fundamentalismo e espírito sectário... 

A sabedoria das multidões pode fazer com que você se sinta mais esperto. Segundo um novo estudo, muitas vezes as pessoas tornam-se mais confiantes em suas crenças quando descobrem que a maioria das pessoas não concorda com elas.
Segundo os pesquisadores, pode ser que você se sinta orgulhoso por ser capaz de refutar, em sua própria mente, uma opinião que a maioria das pessoas aceitou. Quando isso acontece, as pessoas têm duas vezes mais certeza de que estavam certas [em outras palavras: é aquele gostinho narcisista de ser diferente...]. 
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que a opinião majoritária tem uma influência maior sobre as pessoas quando elas consideram as questões não tão importantes para elas ou quando são questões que elas não querem gastar muito esforço pensando. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao fato de que se uma decisão não é importante, muitas vezes parece mais fácil apenas concordar com o que todo mundo está pensando.
No entanto, os estudos anteriores se concentraram em situações em que as pessoas descobriram a opinião da maioria antes de terem pensado bem sobre a questão. O novo estudo testou um cenário no qual os participantes puderam refletir sobre a questão antes de ouvir a opinião popular.
Os investigadores realizaram uma série de experimentos envolvendo alunos de graduação na Espanha. Os estudantes foram informados de que teriam que analisar as condições organizacionais de uma empresa desconhecida internacional, onde eles poderiam conseguir um estágio no futuro.
Alguns participantes tiveram contato com argumentos fortes e outros com argumentos fracos em favor da empresa. Um forte argumento era que os trabalhadores atuais relataram satisfação elevada devido à flexibilidade de seus horários de trabalho. Um argumento fraco foi que o logotipo da empresa era muito atraente.
Em seguida, os alunos foram convidados a expressar seus pensamentos sobre a empresa. Como esperado, os alunos que ouviram os argumentos fracos tiveram pensamentos negativos sobre a empresa, enquanto os que ouviram argumentos sólidos tiveram pensamentos positivos.
Em seguida, foi dito a metade dos participantes que 86% dos seus colegas apoiaram a empresa, enquanto à outra metade foi dito que apenas 14% dos alunos apoiaram a empresa.
Os alunos então indicaram o quão confiantes estavam em seu pensamento positivo ou negativo, e avaliaram sua atitude final sobre a empresa.
Quando os alunos tinham uma visão negativa da empresa por causa dos argumentos fracos apresentados, eles realmente ficaram mais confiantes nessa crença quando souberam que a maioria de seus colegas não concordava com eles – ao contrário de quando a maioria concordou com seu ponto de vista negativo.
Segundo os investigadores, as pessoas podem estar pensando que, se são capazes encontrar falhas em uma posição que a maioria das pessoas acredita, então seus pensamentos devem ser realmente bons.
Os resultados sugerem como uma pessoa ou organização pode revelar estrategicamente a opinião da maioria ou minoria para obter o máximo efeito persuasivo.
Se você sente que tem um argumento fraco, é melhor sugerir logo que muita gente apóia o seu problema, antes de explicar seu caso. Antes das pessoas terem a oportunidade de refletir sobre a decisão, vão apenas “seguir a multidão.”
Se você disser às pessoas que têm o apoio da maioria depois de passar argumentos fracos, de acordo com as novas descobertas, será tarde demais – às pessoas vão ficar mais confiantes nos pensamentos negativos que os argumentos geraram.
Mas para aqueles com um forte argumento, é melhor explicar a causa antes de revelar um amplo apoio para sua proposta, pois dá às pessoas a confiança em seus próprios pensamentos positivos.

(Fonte: Hypescience)

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