31 de outubro de 2012

O valor da verdade segundo os santos



João 18: Quid est veritas?

“A verdade é aquele Verbo do qual foi dito: 'No princípio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.'”(AGOSTINHO. Comentário aos Salmos 9/3. p.611.)
“Pois a própria Verdade que se fez homem, conversando com os homens, disse àqueles que nela acreditavam: ‘Se permanecerdes na minha palavra sereis, em verdade meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’” (Jo 8, 31-32) (AGOSTINHO. O Livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 2004, p.121.)
“Porque a verdade gera o ódio? Por que é que os homens têm como inimigo aquele que prega a verdade, se amam a vida feliz, que não é mais que a alegria vinda da verdade (gaudium de veritate)? Talvez por amarem de tal modo a verdade que todos os que amam outra coisa querem que o que amam sejam verdade. Como não querem ser enganados, não se querem convencer de que estão no erro.Assim, odeiam a verdade, por causa daquilo que amam em vez da verdade. Amam-na quando os ilumina, e odeiam-na quando os repreende.” (S. Agostinho, Confissões, Livro X, 23, 34)
“Com efeito, a vida feliz é a alegria derivante da verdade, uma vez que esta alegria deriva de Ti que és a verdade, Deus minha luz, salvação da minha face, Deus meu” (S. Agostinho, Confiss. X, XXXIII, 33: PL 32, 793-794.)
“No evangelho, o Senhor nos diz: ‘Eu sou a verdade’. Ele não disse: ‘Eu sou o costume’. Está, portanto, muito claro: ‘Desde que a verdade vem sendo revelada, o costume há de ceder em favor dela’.” (S. Cipriano de Cartago, Julgamento dos Oitenta e Sete Bispos, C.S.E.L. III, 1, 448)
“Todo sábio é livre, mas cada insensato é um escravo.” (S. Ambrósio de Milão, Carta a Simpliciano 1, C.S.E.L. 82/1, 45)
“Só a verdade, que torna verdadeira todas as coisas, faz-nos felizes.” (S. Agostinho, Enarrationes in Psalms, 4,3)
“Para os pecadores é amargo o pão da verdade; por isso, odeiam a boca que profere a verdade. Amarguram a Deus os que, pecando, contraíram uma doença tal que não suportam o alimento da verdade, fel para eles, alegria das almas sadias.” (S. Agostinho, Enarrationes in Psalms, 5, 15)
“Senti e experimentei não ser para admirar que o pão, tão saboroso ao paladar saudável, seja enjoativo ao paladar enfermo, e que a luz amável aos olhos límpidos, seja odiosa aos olhos doentes.” (S. Agostinho, Confissões, Livro IV, c. 16)
“Cada um, que é batizado em nome de Jesus Cristo e com grande simplicidade aceita a verdade do evangelho e da tradição dos apóstolos, sabe perfeitamente onde se encontra o fundamento de sua vida.” (S. Basílio Magno, Contra Eunômio, 1,1; S.C. 299, 140-142)
“O verdadeiro amor é aderir à verdade, para viver na justiça.” (S. Agostinho, De Trinitate, Livro III, c. 7, 10)
"Procuremos aprender na terra aquelas verdades cuja consistência persistirá também no céu" ( São Jerônimo,Ep. 53, 10).
“Que pode a alma desejar mais ardentemente do que a verdade?” (S. Agostinho, In Iohannis Evangelium Tractatus, 26, 5: PL 35, 1609)
“Não há manjar mais saboroso para a alma do que conhecer a verdade.” (Lactâncio, De fals. Relig., L. 1, c. 1; Migne, PL 6, 118)

(créditos ao blog: http://advhaereses.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário