31 de outubro de 2012

O valor da verdade segundo os santos



João 18: Quid est veritas?

“A verdade é aquele Verbo do qual foi dito: 'No princípio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.'”(AGOSTINHO. Comentário aos Salmos 9/3. p.611.)
“Pois a própria Verdade que se fez homem, conversando com os homens, disse àqueles que nela acreditavam: ‘Se permanecerdes na minha palavra sereis, em verdade meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’” (Jo 8, 31-32) (AGOSTINHO. O Livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 2004, p.121.)

30 de outubro de 2012

Mártires das Catacumbas

Durante séculos, Roma, a capital do mundo católico, parecia muito mais distante que hoje a maioria dos fiéis. Os Papas, finalmente, no século XIX teve um papel menor com que a exercida hoje, por exemplo, na nomeação de bispos, ou, em geral, no governo das corporações religiosas, em grande parte autônomos ao longo dos séculos. 
No entanto, houve prática eles podiam quebrar um pouco a distância. Falamos sobre alguns deles: a participação das indulgências de alguns dos grandes locais de peregrinação da Cidade Eterna, como a Catedral Basílica de São João de Latrão ou o Scala Santa, ou a associação com archconfraternities Roman como o Santíssimo Sacramento da Igreja da Minerva. Mas muitas pessoas no mundo católico não estavam satisfeitos com esta intervenção prestigiado e procurado direta da excelência Roman santos par: as vítimas da perseguição precoce da história cristã, companheiros dos apóstolos, mártires chamado das catacumbas romanas.

29 de outubro de 2012

A alegria dum sacerdote

Ao terminar a costumada visita aos paroquianos doentes, quando entrava na igreja o jovem padre vê uma senhora vir ao seu encontro:
-- Senhor Prior, venha a casa de um homem que está muito doente! Ele retornou da África há pouco tempo. É contra a Religião e até diz que não o receberá, mas venha! Ninguém me pediu para o chamar, mas o senhor é sacerdote e ele é uma alma para salvar.

28 de outubro de 2012

RELIGIÃO E POLÍTICA PARTIDÁRIA

A Igreja Católica como instituição não tem candidatos nem partidos nesta eleição de 2012. A missão da Igreja Católica como instituição no campo político é ajudar e fortalecer critérios éticos para as escolhas e a ação política: a justiça, a solidariedade, a dignidade humana, o respeito à pessoa, a defesa e a inclusão dos membros mais frágeis e desprotegidos da sociedade. A Igreja Católica tem como tarefa iluminar as consciências dos cidadãos, despertando as forças espirituais e promovendo os valores sociais, através da pregação e do testemunho. O papel da Igreja é a formação da consciência ética e o estímulo para que os cristãos leigos e leigas participem ativamente na política como cidadãos brasileiros. A Igreja não concorda com a militância político-partidária de membros do clero diocesano e de institutos religiosos. (Puebla No.524 e Doc. CNBB No. 22). A militância político-partidária dos padres conflita com a sua missão própria de configuração ao Cristo-Pastor (cf. Carta aos Presbíteros, n.41, Doc. CNBB n.75). O Direito Canônico é taxativo: “Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no poder civil” (Cân 287, inciso 2º.) No governo civil há divisões, antagonismos, conflitos, inimizades, confrontos, desrespeito etc. Enquanto na Igreja do Senhor a comunhão e a unidade são fundamentais. Portanto, já é tempo de membros de igrejas protestarem contra a política de partidos que entram em várias igrejas fazendo delas comitês eleitorais. É razão de escândalo quando um padre ou pastor instrumentaliza o seu ministério para candidatar-se ou em favor de um candidato de um partido específico. O padre ou pastor como cidadão pode fazer campanha e deve participar das eleições; o que não pode e não deve fazer é tirar proveito de seus fiéis nas igrejas para se eleger ou eleger seu candidato. É intolerável ver um padre ou pastor “obrigando” seus fiéis a votar nele ou em candidato indicado por ele. A liberdade de consciência dos fiéis tem que ser respeitada sempre nesta área.

Por que algumas pessoas não seguem a opinião da maioria?

Associação Montfort: exemplo de fundamentalismo e espírito sectário... 

A sabedoria das multidões pode fazer com que você se sinta mais esperto. Segundo um novo estudo, muitas vezes as pessoas tornam-se mais confiantes em suas crenças quando descobrem que a maioria das pessoas não concorda com elas.
Segundo os pesquisadores, pode ser que você se sinta orgulhoso por ser capaz de refutar, em sua própria mente, uma opinião que a maioria das pessoas aceitou. Quando isso acontece, as pessoas têm duas vezes mais certeza de que estavam certas [em outras palavras: é aquele gostinho narcisista de ser diferente...]. 

27 de outubro de 2012

Os 10 problemas mais comuns do pensamento humano

Você com certeza já ouviu falar de psicologia reversa e de efeito placebo. Masvocê sabia que essas técnicas muito usadas no mundo da ciência têm como base falhas do pensamento humano? E não pense que está imune delas: esses problemas acontecem com todos, independentemente de idade, sexo ou nível educacional. Confira a lista abaixo e veja quais dos 10 problemas mais comuns do pensamento já aconteceram com você.

26 de outubro de 2012

As contribuições católicas para a Bíblia

O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (14). Muitos católicos e protestantes não percebem quanto devem a Igreja católica por terem a Bíblia como nós temos hoje. Por exemplo, antes que Lutero fizesse sua tradução em alemão em setembro de 1522, já havia dezessete traduções alemãs (todas antes de1518) já impressas, doze destas no dialeto do baixo-alemão. (7)

25 de outubro de 2012

A forma como você vê os outros diz muito sobre você

É melhor pensar duas vezes antes de falar dos outros, porque suas palavras podem revelar muito sobre sua própria personalidade, mesmo aquelas características as quais você pode não estar ciente de que possui.
Essa é a conclusão de um novo estudo que afirma que a maneira como você vê os outros reflete muito sobre quem você é, incluindo tanto boas quanto más características.
Segundo os pesquisadores, ver os outros positivamente revela seus próprios traços positivos. Por outro lado, suas palavras podem revelar suas percepções negativas sobre outras pessoas, que estão ligadas ao seu narcisismo, seucomportamento anti-social, e até mesmo sua neura.

24 de outubro de 2012

Fugir dos maus companheiros (São João Bosco)

Há três espécies de companheiros: os bons, os maus e os que não são totalmente maus, mas nem são bons. Com os primeiros podeis entreter-vos e tirareis proveitos; com os últimos, tratai quando houver necessidade, sem contrair nenhuma familiaridade. Quanto aos maus, esses devemos absolutamente evitar. Mas quais são esses maus companheiros? Prestai atenção e ficareis sabendo quais sejam.
Todos os jovens que na vossa presença não se envergonham de ter conversas obscenas, de dizer palavras equívocas ou escandalosas, murmurações, mentiras, juramentos vãos, imprecações, blasfêmias, ou então procuram afastar-vos das coisas da igreja, os que vos aconselham a roubar, a desobedecer aos vossos pais ou a transgredir algum dever vosso, todos esses são maus companheiros, ministros de satanás, dos quais deves fugir mais do que da peste e do diabo em pessoa.

23 de outubro de 2012

Aborto: esculturas de nascituros comovem transeuntes nas ruas da Letonia

A artista Eva Riekstina expôs em uma praça central da capital da Letonia, Riga, 27 esculturas de bebês em etapas de formação intra-uterina, nas quais ainda poderiam ser abortados de acordo com as leis do país, cada uma acompanhada de uma lâmina na qual se expressa, em três idiomas, a razão para abortá-lo.
Na lâmina que acompanha uma das esculturas dos bebês representados na praça, lê-se que "minha mãe realmente, realmente me queria, mas seus amigos a pressionaram e a convenceram de me matar".

Depoimento: Não esqueci o aborto que fiz

Hoje recebemos a visita de Raquel, que nos fez um depoimento emocionado das consequências pessoais em sua vida de ter realizado um aborto na adolescência.
Aqueles que defendem a morte levantam a bandeira que o aborto é uma solução que resolve uma gravidez indesejada definitivamente, não trazendo consequências posteriores, mas sabemos que isto não é uma verdade absoluta. Além de problemas fisiológicos, inclusive infertilidade, problemas psicológicos surgem pela experiência traumática que é a morte de uma criança no útero materno.

22 de outubro de 2012

Dilma contra a parede. “Não há uma terceira alternativa”

Acontece que a organização Cunhã Coletiva Feminista recebe incentivo financeiro do governo federal, mais especificamente da Secretaria de Política para as Mulheres, da ministra Eleonora Menicucci.
Quem abre o site www.cunhanfeminista.org.brdá de cara com um protesto contra o PL 487/2007, que pretende instituir, no Brasil, o Estatuto do Nascituro – do qual já falamos aqui, em outra ocasião. Também, não é para menos. O site é de uma organização abortista, cuja missão seria “defender a igualdade de gênero, tendo como referências (…) feminismo, a justiça social e a democracia”.Quem faz o alerta é o padre Paulo Ricardo. Além desta organização feminista, outras cinco recebem dinheiro do governo (em torno de 4,5 milhões de dólares!), para lutar pela descriminalização do aborto: são a CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), o Instituto Patrícia Galvão, a Rede de Desenvolvimento Humano, o Coletivo Leila Diniz – que traz cobertura da Marcha das Vadias na capital do Rio Grande do Norte – e o Instituto Mulher Negra. Todas têm um compromisso em comum: defender os “direitos” reprodutivos da mulher.

Vigilância constante (Mt 7,15-20)



Vigilância constante
Conosco mesmo e com os outros. Precisamos estar vigilantes, pois são muitas as pessoas que se encontram com dúvidas de fé, um vazio existencial ou até mesmo convicto na fé, porém também são muitos que vêm vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. E como iremos descobrir?Vós os conhecereis pelos seus frutos.
E quais são estes frutos? São Paulo já nos ensina quais são estes frutos: o fruto do Espírito é caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, bondade, justiça, e verdade.

21 de outubro de 2012

Um mentiroso cruel

O czar Nicolau, que há cem anos governou o império russo, foi um dos homens mais sanguinários. A sua crueldade arrancou a vida a milhares de filhos da Igreja Católica; maior, porém, foi o número dos que tiveram uma morte lenta nos trabalhos forçados e nos horrendos cárceres do clima horrível da Sibéria.
Entretanto, diante dos reis europeus e sobretudo diante do Soberano Pontífice, fazia sempre alarde de sentimentos religiosos e humanitários. Indo a Roma, o poderoso e sanguinário czar foi recebido em audiência por sua Santidade o Papa Pio IX. O Pontífice perguntou-lhe como tratava os católicos. E o czar, com a mais vil hipocrisia, respondeu:

20 de outubro de 2012

COMENTÁRIO SOBRE AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

A figura eminente do Cardeal Billot dificilmente precisa de uma introdução ou recomendação. Basta dizer que é geralmente considerado o maior teólogo do século XX. No entanto, em relação a este trabalho, devemos afirmar nossas diferenças agora, especialmente no que diz respeito aos dois últimos Igrejas.Talvez com o tempo, vamos apresentar a nossa visão não apenas das 7 Igrejas do Apocalipse, mas também um todo e tudo relacionado a estas questões.Apesar do exposto acima, eu acho que é uma opinião que não deve ser ignorado e, para nosso conhecimento, não foi traduzido para o espanhol. ter em conta quando julgar este teste, a data em que foi publicado e tudo o que aconteceu desde então.

COMENTÁRIO SOBRE AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

AUTOR : Luís Cardeal Billot .
Tractatus De Ecclesia Christi T . II, epílogo, ed. 5, 1927.

19 de outubro de 2012

Os caminhos da Jornada Mundial da Juventude no Brasil



Que a Jornada Mundial da Juventude será em 2013, de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, já não é novidade para muita gente. O que muitos não sabem é que ela não se limita apenas a estes dias. Logo depois do anúncio oficial feito pelo papa Bento XVI para realização da Jornada no Rio, todo o país, de forma especial a Igreja no Brasil e as 276 dioceses, nos seus 17 Regionais, já estavam trabalhando.
O Projeto “Bote Fé”, por exemplo, que tem como carro chefe a peregrinação dos símbolos da JMJ (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora), se realiza no território brasileiro, levando aos jovens o clima que envolve este que é o maior encontro de Bento XVI com a juventude católica de todo o mundo.

18 de outubro de 2012

Fé racional

O papa João Paulo II, na "Fides et Ratio" ( = Fé e Razão) acaba de insistir contra uma Fé que dispense a razão.
A verdadeira Fé não pode reduzir-se a um sentimento subjetivo, isso é irracional, infantil, inumano. 
A Fé tem que apoiar-se em bases racionais, corroboradas pela Ciência humanas ( que também pode-se aplicar a palavra Parapsicologia.
É repetir o que já havia sido afirmado muitas vezes, e proclamado principalmente pelo Concilio Ecumênico ( = universal) de Trento (1535-1563, em três etapas), concretamente contra Lutero: sem base racional a Fé é vã.

17 de outubro de 2012

Divórcio à vista

A língua solta já pôs a perder muito do que um dia se chamou de amor.
O que vi naquele avião foi o claro começo de um divórcio. Diante de todos a discussão prosseguiu por quase três horas. Ele pedindo que ela parasse e deixasse para conversar quando chegassem e ela insistindo que ele respondesse ali, diante de todos às suas perguntas. Situação vexatória para todos os casais ali presentes. A uma senhora que tentou falar com ela dizendo que não é assim que se revolvem os conflitos de um casal ela gritou que calasse a boca. Os outros casais disseram a ela que quem deveria se calar era ela que estava visivelmente fora de si.

16 de outubro de 2012

Um ano todo de fé!

No dia onze de outubro, o Papa Bento XVI fará a abertura do “Ano da Fé”, em Roma, para comemorar com toda a Igreja os cinquenta anos da abertura do XXI Concílio Ecumênico Vaticano II e, os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Dois acontecimentos importantes na metade do século XX, que continuam a repercutir no início do Novo Milênio e, cujos frutos ainda não foram plenamente ceifados.
Há aqueles a quem a convocação de um Ano da Fé pelo Papa Bento XVI cause estranheza. Qual a razão de ser desta iniciativa? Que sentido tem celebrar a fé, numa comemoração tão sugestiva como a celebração da abertura do Concílio Vaticano II e da publicação do Catecismo da Igreja Católica? 

Patrística - Filosofia Cristã elaborada pelos Pais da Igreja

Patrística 
É o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres da Igreja, que são os primeiros estudiosos da Escritura e os mais antigos testemunhos da fé da Igreja e da vida cristã, a ponte que une a Tradição Apostólica às gerações cristãs posteriores. 
Foram eles, os Pais da Igreja, responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. 
É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica. Os Escritores dos primeiros séculos nos permitem voltar às origens cristãs, o que se chama comumente de volta às fontes.

15 de outubro de 2012

Bento XVI concede Indulgência plenária por ocasião do Ano da Fé

Por ocasião do Ano da Fé, o Papa Bento XVI concede o dom da Indulgência Plenária. 
A Penitenciaria Apostólica estabeleceu as seguintes disposições para obter a Indulgência plenária válidas de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013: 
Poderão obtê-la todos os fiéis verdadeiramente arrependidos, que tenham expiado os próprios pecados com a penitência sacramental e elevado orações segundo as intenções do Sumo Pontífice: 

A ética e o dom de si

- “Vinte e nove dias de alegrias e um dia de tristeza”. Esta afirmação veio do coração de uma professora aposentada, ainda jovem, em referência ao seu trabalho educacional, de muitos anos, na condução de crianças e jovens no seu processo de educação básica. Na verdade, contou a professora, este era um dito corrente entre as demais professoras em referência ao dia do pagamento e àqueles outros dias da prazerosa labuta educacional nas escolas. A alegria de ser uma família. O encantamento nascido da participação construtiva no desabrochamento de vidas. O gosto de cuidar da vida de cada educando, transmitindo ensinamentos e experiências, como o pedreiro que faz o alicerce de construções a serem edificadas. O contexto da conversa abordava a estranheza que causa ao ver, hoje, a predominância de um interesse até doentio que o salário a receber desperta no coração das pessoas. Não se questionava, absolutamente, o direito da própria remuneração, digna e adequada para o sustento da vida, fruto do próprio trabalho. Esta é uma luta sem fim pedindo comprometimento de todos para que a justiça seja feita, princípios equânimes sejam estabelecidos, a igualdade seja alcançada e a dignidade humana respeitada.

14 de outubro de 2012

Famosa blogueira ateísta se torna católica: bem-vinda, Leah Libresco!

Mark Shea gosta de descrever a blogueira Leah Libresco como "a minha ateia favorita", e eu estou com ele. Leah é uma lufada de ar fresco para contrapor aos furiosos, fundamentalistas, retóricos e intolerantes novos ateus como Richard Dawkins, Sam Harris e o falecido Christopher Hitchens.
Em contraste com eles, Leah é calma e muito refinada. Ela é brilhante eextremamente boa de se ler. E ela não tem medo de examinar objetivamente suas crenças.
Ela começou seu blog, "Jugo desigual", enquanto namorava um jovem católico, usando-o como uma caixa de ressonância para os argumentos sobre (e contra) religião. O blog acabou por ser renomeado por Patheos e cresceu em um lugar onde outros de espírito sério poderiam dialogar sobre as grandes questões da vida. Foi realmente um dos poucos paraísos on-line onde ateus e crentes poderiam conversar.

13 de outubro de 2012

Conselhos de uma mãe católica sobre a prática da caridade

O texto abaixo foi extraído de uma obra escrita por uma viúva, no final do século XIX, em que a mesma dá conselhos a seu único filho órfão. Referido livro foi expressamente recomendado por Santo Antonio Maria Claret como de grande utilidade prática para as mães de família.
Entregar-se todo para todos em aras da Caridade, é entregar-se todo para Deus
Posto que Deus, em sua infinita bondade, não deixa de te dar, não podes deixar de dar a teus irmãos, e não somente dinheiro, porque isso seria muito pouco, mas o amor e o sacrifício de teu coração, na medida em que sua necessidade o exija.O primeiro que nos vem ao encontro nesta vida é nosso próximo, com defeitos e caracteres distintos. Saber respeitar seu caráter e suportar seus defeitos é o primeiro sacrifício que a caridade exige, nestes termos: Sofre com paciência as fraquezas de teus próximos.

12 de outubro de 2012

Uma pobre viúva deitou duas moedinhas (Mc 12,42)

Jesus está no templo a ensinar e chama a atenção dos seus discípulos para a vaidade, para a vã glória do mundo que os fariseus procuram quando se sentam nos primeiros lugares dos banquetes ou procuram exibir as suas longas vestes e orações públicas.
Se tal acontece com os fariseus não deve acontecer com os seus discípulos e por isso Jesus vai ao encontro de um testemunho, de um gesto que possa servir de paradigma aos seus discípulos na questão da humildade e da discrição.
Sentado frente à arca do tesouro, Jesus descobre a pobre viúva que vem entregar a sua pobre esmola, duas pequenas moedas. Silenciosamente aparece no conjunto da multidão, sem dar nas vistas, tal como no Evangelho no qual ocupa apenas três breves versículos.

11 de outubro de 2012

Um monge e a sua curiosidade

Vivia um monge no silêncio de seu mosteiro... Era sábio e santo. Permitiu Deus que uma curiosidade perturbasse a paz de sua alma: "Qual será atualmente no mundo - perguntava-se - das almas a mais santa?" "E a mais sábia e mais feliz, qual será?"
Estava no côro, às primeiras horas da manhã, orava e dirigia a Deus a mesma pergunta: "Senhor, das almas que vivem agora neste mundo, qual será a mais santa, mais sábia e mais feliz?" Ouviu uma voz que lhe dizia: Vai ao pórtico da igreja e ali te dirão qual é".

10 de outubro de 2012

Critica e autocrítica - Pe. Zezinho, scj



Um dos empecilhos mais complicados para a espiritualidade de um pregador é a auto-crítica. Caiu de moda. São poucos os que a fazem ou que, após uma crítica, amiga ou maldosa, estão dispostas a fazer a auto-crítica, isto é, a conversão e o devido exame de consciência. A tendência é ignorar, ficar chateado, justificar, responder com estatísticas e com outros apoios. Voltar atrás, corrigir, admitir que não foi milagre, que a pessoa não foi curada, re-editar, regravar aquela frase infeliz, admitir que, como foi dito não estava claro, é coisa rara. Há sempre um subterfúgio para que tudo fique como está, para não se corrigir, não voltar atrás e não admitir o erro.

9 de outubro de 2012

Oração: Experiência de fé

Falar a Deus em colóquio amigável, descoberto e livre, em atitude de abertura no olhar, no escutar e no esperar, tem a ver com o ser de Deus e com a pergunta sobre Deus; e é a situação ideal para captar o mais possível a realidade de Deus, pois no rezar se exprime o constitutivo da experiência da fé, qualquer que ela seja. Mas também tem a ver com a essência do ser humano e com as suas relações constitutivas. Ao rezar, o orante não só pressupõe o ser de Deus, mas também exprime a idéia de si próprio: entende-se não como um ser fechado na imanência, dentro dos limites do humano, mas como aberto para uma dimensão transcendente.

8 de outubro de 2012

Homofobia, lobby gay e Verdade de Deus

Soube que no Facebook algumas pessoas de muita ousadia e pouco raciocínio andam acusando as Escrituras Sagradas de serem homofóbicas. Bobagem. Subversão de valores.
As Escrituras Sagradas trazem-nos a Palavra de Deus que é Jesus. Elas revelam a verdade, isto é, o autêntico sentido do mundo, da vida, do ser humano. É bom o que as Escrituras chamam bom; é mau o que as Escrituras chamam mau.
O primeiro e fundamental pecado humano, o sempre novo pecado original, é precisamente o homem que é pó tentar ser seu próprio deus, senhor do bem e do mal, subvertendo a ordem querida por Deus, o Criador e Senhor de tudo.

Futebol pode "treinar" para o respeito mútuo, diz Bento XVI



Futebol pode "treinar" para o respeito mútuo, diz Bento XVI

Caros irmãos e irmãs, somos cidadão da terra e do céu. Enquanto caminhamos nesse mundo devemos nos aperfeiçoar como pessoa que deve estar integrada a um grupo onde possa se desenvolver em todas as dimensões. Nós somos corpo, alma e mente. Para haver um desenvolvimento harmonioso, todos devem estar em crescimento e sintonia com a pessoa. No que se refere ao corpo deve ter cuidado na alimentação, na moradia sadia, no esporte e o lazer. A Alma deve estar em equilíbrio com a pessoa, com os outros e com Deus. Através da religiosidade de cada um pode cativar a espiritualidade que leva a pessoa a procurar uma religião e entra em comunhão com o transcendente que para nós é Deus. A mente deve buscar...

7 de outubro de 2012

Padre deixa Brasil e visita Síria para ajudar vítimas dos conflitos

Enquanto milhares de pessoas deixam a Síria por causa dos conflitos que afligem o país, há algumas que se sentem motivadas a visitar a região e dar seu apoio material e espiritual às vítimas.
É o caso do padre George Rateb Massis, que nasceu na Síria, lá foi ordenado sacerdote, deixou sua família, sua terra e veio em missão para o Brasil, onde está há oito anos e atualmente é pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus dos Siríacos Católicos, em Belo Horizonte (MG).
O sacerdote partiu para a Síria nesse domingo, 29, e deve permanecer no país por um mês, com uma significativa motivação: "Minha visita à minha terra Síria é para que seja um presente diante da situação do meu país, e para entrar em comunhão com minha família, amigos, padres, bispos, o povo sírio em geral, sejam eles cristãos ou muçulmanos, porque na Síria somos todos sírios debaixo do sol da Síria".

A Verdadeira Liberdade

Dois erros devem ser evitados para entende-la bem: Um que esquece a finalidade da liberdade,(somos livres para ir ao céu, este é nosso objetivo), o outro que pretende que a liberdade reside apenas na coletividade e não no homem. Se evitarmos essas duas posições extremas, a de um liberalismo moribundo e a de uma crescente ditadura, chegaremos a mais positiva e exata ideia de liberdade. Ela portanto, não é o "direito"de fazer o que me pareça, nem é a necessidade de fazer o que quer que o ditador me imponha: ao contrário, a liberdade é o " direito de fazer o que eu devo".

6 de outubro de 2012

Encontrados no Santo Sudário restos de ungüentos de 2 mil anos atrás

A investigadora italiana Marzia Boi assegurou em Valência que os restos de pólen encontrados no Santo Sudário de Turim não só correspondem com os que foram se depositando fortuitamente no tecido ao longo da história, mas também guardam uma correspondência “com os dos ungüentos e flores que se utilizavam para ritos funerários há 2.000 anos”, informou a Arquidiocese de Valência em um comunicado.
O trabalho da pesquisadora, exposto no Congresso Internacional sobre o Santo Sudário que se celebra em Valência, se acrescenta a outros estudos apresentados neste simpósio que mostram a compatibilidade entre o corpo envolvido com a Síndone e o de Jesus Cristo.

Hino Oficial JMJ Rio2013 "Esperança do Amanhecer"

Ontem(16) o programa Fantástico divulgou o clipe do hino oficial da JMJ Rio2013, o clipe se chama: "Esperança do Amanhecer". O clipe tem a participação de vários cantores: Adriana Arydes, Guilherme Sá, Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro, Leandro e Walmir Alencar, com direção e a produção musical de Marcos Mazolla. Com letra de autoria do Pe. José Cândido.

Assista a seguir o clipe:

Virgindade Perpétua de Maria:: Escritos de São Jerônimo – Capítulos 9 e 10

Espero que estejam gostando desta série onde estamos publicando os escritos de São Jerônimo em defesa de Maria Santíssima. Agora publicaremos mais dois capítulos onde ele vai refutar outro argumento de Helvídio: o fato dos evangelhos chamarem os amigos e discípulos de Jesus de irmãos.
Capítulo IX

Helvídio poderá responder: “O que você diz é, na minha opinião, insignificante. Seus argumentos foram perdidos no tempo e esta discussão demonstra mais astúcia do que verdade. Por que a Escritura não diria como diz de Tamar e Judá: ‘E ele a tomou como sua esposa e jamais a conheceu’? Porque Mateus não usou estas palavras se quisesse mesmo expressar esse significado? Ele diz claramente: ‘e não a conheceu até que deu à luz a um filho’. Logo, após o parto, certamente a conheceu, pois se privou dela até o momento do parto”.

5 de outubro de 2012

A Paróquia São Pedro e São Paulo se solidariza com a família de Yris Santos



Nenhuma palavra pode expressar o que a família e todos os amigos sentem nesta hora. Mas devemos sempre lembrar que ela nos servirá como exemplo porque nas mais duras batalhas nunca desistiu. Nas situações mais difíceis nunca duvidou do amor de Deus e sempre acolentou a mais nobre esperança! Com certeza, ela se encontra na Paz de Jesus Cristo, o Pastor Supremo de nossas vidas!

Ela está sendo velada na Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, Tibiri II.

Nossos mais profundos sentimentos e mais sinceras orações! 
Que Deus abençoe a todos!

Pe. Dalmo Radimack

Igreja aceita cartão de crédito para pagamento de dízimo

Benefício, segundo o frei, facilita vida de fiéis e previne contra assaltos.
Devotos dispõem de até 5 bandeiras diferentes para realizar procedimento.
Paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia
(Foto: Divulgação/Paróquia São Francisco)
Inovando o sistema de pagamento de dízimo, a Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Universitário, em Goiânia, passou a receber, no dia 1º de junho, a décima parte dos salários dos devotos por meio de cartão de crédito. A medida, segundo o pároco frei Carlos Antônio da Silva, foi tomada após pesquisa que apontou que os membros da comunidade são favoráveis ao benefício.

4 de outubro de 2012

Olimpíadas Paroquiais 2012



Neste mês de outubro começam as Olimpíadas Paroquiais 2012. São 9 modalidades para a participação de todos os jovens dessa paróquia. Veja as datas:

25.10 - Abertura (depois da Missa);
26.10 - Dominó / Dama;
27.10 - Futebol (campo);
28.10 - Futsal;
29.10 - Gincana;
30.10 - Beach Soccer;
31.10 - Vôlei;
03.11 - Travinha Ôca;
04.11 - Maratona;
05.11 - Handeboll.

As inscrições custam R$3,00 (três reais) para qualquer número de modalidades inscritas por pessoa. Ou seja, você se inscreve em uma ou algumas, ou todas modalidades e paga o mesmo valor.

Festejos da Com. S. Francisco de Assis 2012

Oração de Edith Stein sobre o Espírito Santo

Num clima místico, poucos meses antes da sua deportação para Auschwitz, nasce uma das mais belas orações de Edith Stein. Um hino ao Espírito Santo. Foi o seu “último pentecostes”.



3 de outubro de 2012

São Miguel, São Gabriel e São Rafael – 29 de Setembro

TERÇO DOS ANJOS
V. Deus vinde em nosso auxilio
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos
1. Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins faça-nos, Senhor, dignos de ser inflamados por uma perfeita caridade. Amem.
(1 Pai Nosso e 3 Ave Marias).
2. Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins conceda-nos, Senhor, a graça de abandonarmos a estrada do pecado e trilharmos a estrada da perfeição cristã. Amém.

BATER NOS CATÓLICOS


No ultimo dia 19 de julho, o jornal “Folha de São Paulo” mostrava três fotos de Madona, vestida de macacão de couro a, mais uma vez, ridicularizar os católicos. Quem ainda a vê garante que ela não agride outros cultos. As fotos mostram um motel com uma cruz na parede, e ela pisa na cruz como quem a usa como escada e senta-se acima dela. Já vimos o quadro. Anos atrás um pastor da Igreja Universal chutou uma imagem de Maria. Foi crime hediondo. Teve que sair do Brasil. Sua igreja veio à cúria católica pedir desculpas.

Poesia de Santa Teresa do Menino Jesus

Ao celebrarmos hoje a memória de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, a Santa Teresinha, como é comummente chamada, deixo parte de uma das suas poesias, pois todos nos encontramos na mesma situação, só temos hoje para amar!

A minha vida é um só instante, uma hora passageira
A minha vida é um só dia que me escapa e me foge
Tu sabes, ó meu Deus! Para amar-te na terra
Só tenho o dia de hoje!...

Oh! Amo-te, Jesus! A minha alma por ti suspira
Sê por um só dia o meu doce apoio.
Vem reinar no meu coração, dá-me o teu sorriso
Somente por hoje!

Que me importa, Senhor, se o futuro é sombrio?
Nada posso pedir-te, oh não, para amanhã!...
Conserva-me o coração puro, cobre-me com a tua sombra
Somente por hoje!

Ilustração: Fotografia de Santa Teresa no Carmelo de Lisieux.

As 3 táticas de Dr. Bernard Nathanson para legalizar o aborto em qualquer país

Se você algum dia já presenciou um debate aonde o assunto é aborto, certamente já reparou algumas constantes no lado pró-legalização:

• cifras incríveis sobre aborto ilegal e mortalidade materna
• redução da problemática ao âmbito sanitarista como "questão de saúde pública"
• acusações à Igreja Católica de se envolver em questões fora de sua alçada
• invocação do já antigo Estado Laico para justificar a marginalização do cristão de decisões públicas (curioso que quando a Igreja é contra o sequestro e o estupro, ninguém diz que o Estado é Laico)
• negação da natureza humana do nascituro
• relativização do comprovado fato de quando se inicia a vida humana

2 de outubro de 2012

É verdade que a Igreja e os jesuitas defendiam os índios e apoiavam a escravidão dos Negros?


As Ordens religiosas e a posse de escravos:

Ao tentar denegrir a imagem da Igreja Hierárquica, em favor da IGREJA POPULAR instrumntalizada por estes teólogs esquerdistas de plantão entre eles esta persona non grata: O padre da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO *José Oscar Beozzo , que cospe no prato do qual se alimenta, vem vergonhosamente acusar a Igreja do passado com sua visão reducionista, deturpada e anacrônica justificar teologicamente a escravidão, afirmando de forma “GENERALIZADA” que a Igreja tornou-se uma voz ativa na manutenção do sistema escravista, beneficiando-se também dele, fazendo uso da mão - de - obra escrava.

1 de outubro de 2012

Fraternidade São Pio X (Série Sim Sim, Não Não)



Está sendo difundido em alguns blogs um artigo meu antigo, sem que se avise ao leitor que ele não é atual. Lendo-o com a falta de atenção que costumam usar, querem insinuar que eu defendo o atual processo de união entre a Fraternidade S. Pio X e o Vaticano. Convido os leitores a ler esse texto prestando a atenção devida, e perceberão que minha defesa de Dom Fellay nesse antigo artigo está baseada na afirmação categórica de que o Superior Geral da Fraternidade não faria, naquela ocasião, nenhum acordo prático, pois assim sempre ensinou em suas conferências: sem a conversão das autoridades romanas, não se pode pensar em acordo prático.