3 de março de 2013

Refletindo sobre a Geração Y

Talvez não seja nenhuma novidade afirmar que o mundo está em transformação, tampouco que a mudança, cada vez mais rápida e intensa, impacta os seres humanos e seus relacionamentos diretamente.
Todos nós estamos inseridos nesse turbilhão de mudanças, independentemente da geração a que pertencemos, mas houve um destaque especial nos últimos anos com respeito a uma geraçãpo específica, a Geração Y.
Inicialmente, procurava‑se rotular essa geração e apresentar muito mais as características chamadas “negativas” do que buscar um entendimento mais amplo sobre o que faz os jovens de hoje serem como são.
Quando conheci Sidnei Oliveira, tive a feliz oportunidade de abordar esse tema sob um olhar diferente. Ele já dizia que as pessoas, a sociedade e as organizações deveriam passar a estudar o que estava ocorrendo às gerações e aprender a potencializar os resultados para os campos profissional e pessoal.
Estamos vivendo mais tempo e é imperioso entender como isso nos afeta, buscarmos analisar por meio de dados estatísticos o que está mudando e qual a tendência.
Os papéis já não são os mesmos, sejamos nós pais, filhos, educadores e/ou gestores de pessoas. Os diversos ciclos de nossa vida variam de geração a geração e é a partir do entendimento do que está acontecendo no mundo, suas mudanças e suas consequências, que poderemos ser reais agentes de mudança.
Nos capítulos deste livro, não somente encontraremos respostas a muitas questões que nos intrigam com relação aos conflitos geracionais, mas também um celeiro rico de aprendizagem para os jovens de todas as gerações.
Estando abertos ao aprender e sendo flexíveis para lidar com a complexidade dos dias em que vivemos, estaremos cada vez mais perto de alcançar um objetivo comum de todas as gerações, a Felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário