6 de março de 2013

Quando levamos os outros a pecar (Mt 13,36-43)

A passagem do joio é auto-explicativa, Jesus é muito claro e objetivo em suas explicações, por isso quero me concentrar num versículo em especial: O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Fazer com que os outros pequem. Isso é perigoso. Muitas vezes nos concentramos em nossos pecados, vigiando nossas atitudes, pensamentos, mas esquecemos dos outros. Fazemos muitas coisas corretas, mas se vem alguém contar algo de sua vida, caímos no erro de influenciar a pessoa ao pecado.
Posso até dar um exemplo. Mulheres, por favor, comigo. Sabemos que matrimonio é pra sempre, que devemos lutar por esse sacramento. Então aparece aquela sua amiga, jovem, bonita, porém triste com um casamento não muito feliz. Qual seria nossa primeira reação: mulher, você não merece isso, tão bonita e jovem, sofrendo por causa desse homem que não te dá valor. Se eu fosse você já teria deixado ele, não agüentaria essas coisas que você suporta. Pronto, pecamos! Influenciamos uma pessoa, por uma opinião pessoal e que o mundo oferece. De fato, seria mais fácil para essa mulher deixar o marido e muito mais fácil dar esse tipo de conselho do que, por exemplo, sugerir que ela reze, que procure o padre, que tente conversar com esse homem. E são muitos exemplos que, sem querer, levamos outras pessoas ao pecado, ao erro. Tenho certeza que diversas vezes não percebemos o que estamos fazendo, apesar de saber o que é o certo, por isso é preciso vigiar, sempre e todas as circunstâncias. Não somente nas decisões tomadas em nossa vida, mas também quando participamos da vida de outras pessoas.
Senhor, ajuda-me a ter um coração puro, sábio. Que eu tenha sempre discernimento para ajudar às pessoas a se encontrarem contigo e que nunca, nenhuma palavra minha seja motivo para que outras pessoas pequem ou se afastem de ti. Ajuda-me a ser trigo e não joio, para que chegada a hora, eu entre no Reino dos céus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário