8 de maio de 2011

A FÉ PARA TODO LAR CRISTÃO - SÉRIE FORMATIVA

INTRODUÇÃO 
Há para nossa vida de cristãos católicos um enorme desafio. Este não diz respeito ao avanço de grupos que se intitulam cristãos, mas diz respeito com grave preocupação à nossa fraqueza com relação a elementos peculiares e indispensáveis de nossa fé. Como nós não conhecemos, então somos facilmente bombardeados por interpretações equivocadas feita pelos irmãos separados. Entretanto, este não é um problema que diga respeito apenas para nosso tempo.                         
Já no primeiro século São Pedro escreveu aos fiéis, advertindo-os: "Assim como entre o povo (de Israel) houve falsos profetas, do mesmo modo haverá também entre vós doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado..." ( II Pd 2,1 -2).                         Para ajudar o povo católico a defender-se destas injustas acusações, a Paróquia de São Pedro e São Paulo nos fornece este “livrinho” com as respostas bíblicas na sua verdadeira interpretação, baseada na tradição apostólica. Com isso queremos colaborar na realização do ardente desejo de Jesus: "Para que todos sejam um, como Tu, Pai, em Mim e Eu em Ti; para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (Jo 17,21-22) e "que haja só rebanho e um só Pastor” (Jo 10,16). Além disso, o livrinho tenta promover a catequese dos adultos e uma pastoral em prol da vivência religiosa mais autêntica. Nosso desejo é que este resumo seja de grande valia para as famílias cristãs.


1. VENERAÇÃO DE IMAGENS
ACUSAÇÃO: Os católicos praticam a idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus, proíbe na Bíblia, dizendo; "Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra" (Ex 20,4).                                              
  RESPOSTA: O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25,18-20). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas      (Num 21,8-9). Manda ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6,23-35 e 7,29).
Seria uma grave blasfêmia desses "crentes" considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, como o faziam os vizinhos pagãos, mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) (Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. "Não adores nenhum outro deus" (Ex 34,14) ou "Não farás para ti deuses fundidos” (Ex 34,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário