30 de junho de 2011

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM, SENHOR!

"Você que está sentindo uma dor no pescoço, agora vai ficar curado! Já você que tem seu marido fora de casa, pode ficar certa que nessa noite ainda ele voltará! Sua vida não tem dado certo porque tem um demônio dentro de sua casa, que foi uma vizinha sua quem invocou, chame o PADRE de sua paróquia e peça a ele um ritual de exorcismo!"

Estranho que aquilo que parecia um culto tradicional do mundo Evangélico fale de um padre. Não, não é engano, fala de padre sim, porque não se deu em um culto, estas palavras entre aspas foram ditas em uma missa!
Que Jesus cure, eu nunca duvidei, mas é preciso tomar cuidado com determinadas práticas. Eu nasci em uma família católica e meus pais sempre me empenharam para que eu e minhas irmãs tivessemos uma vida de Igreja. Muitas pessoas são assim, só que no meu caso, como no caso de muitos, não foi isso que me manteve na Igreja. O que me manteve na Igreja foi a convicção de estar no lugar certo, onde a plenitude dos dons para a Salvação se encontra. É justamente por isso que há uma grande preocupação no meu coração de sacerdote. A preocupação consiste em perceber uma crescente protestantização das celebrações eucarísticas!
Durante muito tempo a preocupação era a saída dos católicos para outras igrejas, essa preocupação se tornou pequena agora, os católicos não precisam sair, o protestantismo vem entrando em uma velocidade alucinante. Missas que mais parecem cultos estão se multiplicando, vem cumprindo o objetivo manter o povo na Igreja. Este é sinal de uma deturpação monstruosa na compreensão da missão da Igreja, dos sacramentos e principalmente do sacerdócio.
Missas que mais parecem cultos se caracterizam pela histeria coletiva, quedas e mais quedas quando o Santíssimo passa, mas ninguém cai na hora da Consagração. Gostaria de lembrar que nossa fé não está centrada na Adoração ao Santíssimo Sacramento e sim na CELEBRAÇÃO do Mistério Pascal de Cristo que nos espetáculos da fé ficou relegado a segundo plano, como no caso do padre que se enche de alegria ao dizer que nas Adorações das quintas feiras, mais pessoas estão presentes do que na Celebração Eucarística dos domingos. Uma verdadeira apelação que sacude o emocional das pessoas, abusa da histeria e de sugestões psicólogicas, como luzes apagadas... Agora me digam, em que luzes acesas ou apagadas interferem na Espiritualidade? Interferem em outra coisa, no emotivo, arranca lágrimas, suspiros mas não libertam de nada, pelo contrário aprisionam ainda mais porque as pessoas se tornam fiéis dos padres que promovem estes espetáculos.
É uma demonstração de que o povo de  nosso tempo, apesar de sua fantástica possibilidade de informações continua tão supersticioso ou até mais do que o povo do mundo medieval. E que para muitos é mais fácil manter essa corrente mágica em vez de alimentar e fortalecer uma vivência eucarística!

Fonte: http://dalmoradimack.blogspot.com/2011/06/hoje-tem-espetaculo-tem-sim-senhor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário