3 de março de 2009

CORES LITÚRGICAS

As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico.


No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas "cores litúrgicas". Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume. Veja abaixo as cores litúrgicas e seus significados: 



Branco: Simboliza a vitória, a paz, a alegria.É usado nos ofícios e missas do

tempo pascal e no Natal: nas festas e memória do Senhor, exceto as da Paixão; nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, são João Batista. Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.



Vermelho: Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usada no
domingo da Paixão (= domingo de Ramos) e na Sexta-feira santa: domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires.




Verde: É a cor da esperança. É usado nos ofícios e missas do tempo comum.








Roxo: Simboliza a penitência. É usado no tempo do advento e na quaresma.Podetambém ser usado nos ofícios e missas pelos mortos.








Preto: é símbolo de luto. Pode ser usado nas missas pelos mortos.







Rosa: simboliza a alegria. Pode ser usado no III domingo do Advento e no IV
domingo da Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário