A Terceira Tentação diz respeito à IDOLATRIA. Significa se curvar perante os poderes estabelecidos neste mundo, servindo a estes poderes. Em sua resposta Jesus cita o texto possivelmente mais conhecido de todo o Antigo Testamento, já que este faz parte do famoso “Shema Israel”, a profissão de fé judaica. Mesmo assim é importante fazer notar uma inversão da perspectiva entre as exigências do tentador e os dons gratuitos de Deus. O tentador lhe diz: Começa por te prostrar, e eu te darei (prometendo aquilo que não lhe pertence); ao contrário, Deus começa pelo “dar” e só depois Ele diz: “não esqueças que fui Eu que te dei e confia em mim durante o resto da tua vida”.
Os poderes estabelecidos neste mundo, são os mesmos que mataram Jesus, são os mesmos que ainda hoje se alimentam da alienação do povo, que vive anestesiado pelo poderio da mídia, das orgias e da irresponsabilidade perante a vida do outro e do planeta. Olhemos para a nossa educação e veremos que não é de interesse dos poderosos deste mundo investir em educação. Olhemos a nossa saúde e veremos que estamos diante de uma verdadeira banalização da vida, pois se tivermos dinheiro temos acesso aos melhores hospitais, se não estaremos fadados a esperar na fila! Saúde é coisa de gente rica! Agora se olharmos para nossa justiça, veremos que estamos em um país mediocre do ponto de vista da justiça, prevalece a Lei do mais forte. É contra tudo isto que Jesus se coloca quando manda o demônio ir embora! A IDOLATRIA significa dar o lugar que é de Deus em nossas vidas para outras pessoas ou coisas. Muitas pessoas depositam sua felicidade nos bens que possuem, na beleza que têm. Todavia tudo isto há de cair. Não há como alinhar CARIDADE e IDOLATRIA. Nosso mundo está tomado de idolatrias. A idolatria do corpo, do sexo, do dinheiro, da fama. Temos muitos exemplos, todavia, a vitória de Jesus sobre esta tentação nos mostra que apenas Deus deve ser adorado e sua PALAVRA, luz verdadeira, se estiver em nosso coração nos ilumina em todos os nossos caminhos na luta contra o mal e contra toda alienação.
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