23 de maio de 2009

MENSAGEM DO COORDENADOR

Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.
Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo.
No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.
Na vida do coroinha a oração é fundamental. É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebem-se as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.
Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.

PENSEM NISSO!!!

Beijo pra quem for de beijo, e abraço pra quem for de abraço!

Do amigo coordenador,
Diórgenes

30 comentários:

  1. olá!
    Eu sou da cidade de Vista Alegre do Alto- SP.A minha paróquia é de Santa Rita de Cássia, estou engajado nela a 5 anos como coordenador dos coroinhas e acólitos, a 2 anos como cerimoniário oficial e sou coordenador também do conselho do EPAC.
    Gostaria de prestar minhas homenagens para toda a equipe e principalmente a (o)coordenador(a).
    Gostaria de trocar ideias com a coordenação sobre propósitos de evolução do conjunto de coroinhas e acólitos, ou seja, de juventude na igreja católica.
    Muito Obrigado!
    Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, irmãos em Cristo!!
      Estou como coordenador da comunidade Nossa Rainha da Pas, na qual estou engajado a 4 anos... gostaria de que pudéssemos criar um grupo para compartilharmos propostas e atividades desenvolvidas...
      (
      92)994049079- Victor

      São Tarcísio, rogai por nós!!

      Excluir
  2. ivalda maria nascimento21 de junho de 2011 às 13:58

    olá, meu nome é ivalda sou da cidade de arcos em minas gerais.também sou coordenadora dos coroinhas aqui da paroquia de são cristovão.gostei muito desta sua mensagem que você escreveu no seu blog. gostaria de sempre que possível trocarmos idéias sobre os coroinhas.um forte abraçoe muito obrigado,ivalda

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome e lucas filha de uma coordenadora dos coroinhas em ceu azul temos mais de 20 coroinhas na nossa paroquia...gostei da homenagem e se gostariam de receber algumas informaçoes meu msn e lucas.pivot.to@hotmail.com,se eu pode ajuda em alguma coisa pode conta aceito sujestoes e criticas...sou catolico.

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome e lucas "filho" de uma coordenadora dos coroinhas em ceu azul temos mais de 20 coroinhas na nossa paroquia...gostei da homenagem e se gostariam de receber algumas informaçoes meu msn e lucas.pivot.to@hotmail.com,se eu pode ajuda em alguma coisa pode conta aceito sujestoes e criticas...sou catolico.

    ResponderExcluir
  5. ola, sou gislene sou coordenadora dos coroinhas na minha cidade, Pingo D' Àgua/MG.Muito bonito o nosso trabalho porém um pouco trabalhoso, amo de coração este este serviço, mas tenho dificuldade por falta de apoio. Parabenizo por este blog e esta mensagem linda a todos coroinhas. gostaria de sugestoes e material para trabalhar com os mesmos.. Abrços

    ResponderExcluir
  6. Todos voces que aqui chegam para falar em comunicaçao com nosso grupo, temos o email no link CONTATO! No topo dessa página!

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome e urilian vcs tem orkut se tive manda um convite pro meu orkut que e urilian.jd@hotmail.com
    obs>vcs estao de parabens pelo sati ate mais fique com deus e com a vigem maria

    ResponderExcluir
  8. Ola Sou Coodernador De Coroinhas da Paroquia Santuario Nossa Senhora de Fatima de Porto Velho - Rondonia Gostei muito do blog de vc e com isso vcs tao Exemplo para todos os coroinhas que vivem em Fé e Harmonia em Cristo
    Meus Parabens

    ResponderExcluir
  9. oi mue nome e maria fernanda sou da paroquia imaculada conceição e são sebastião e sirvo na igreja nossa senho ra dos navegantes na minha igreja temos 12 coroinhas nois coroinhas da minha igreja somos muitos unidos todos nois somos amigos e nunca brigamos

    sr coroinha e bom d+

    ResponderExcluir
  10. olá
    Sou da Paroquia Nossa Senhora da Purificação de Putinga-RS, temos mais de 50 coroinhas na paróquia, no ano passado criamos um coro com o grupo, ja fizemos várias viagens pra se apresentar e cantar em missas, eles são lindos. Se tiver interesse em trocar idéias ou me mandar sugestões ficaria muito agradecida.
    Meus email andreiafotoarte@hotmail.com
    Abração

    ResponderExcluir
  11. Olá sou coordenadora dos coroinhas a 1 ano ainda não sou tão criativa nos encontros mas vir este ano disposta a ser melhor e trabalhar melhor com eles. Amo o que faço pra Deus pois a recompensa é grandiosa, gosto de receber sugestões.

    ResponderExcluir
  12. sou coroinha da paroquia de nossa sra. da conceiçao sou tisoreiro do grupo a quase um ano, a quase um mes a secretaria do grupo saiu por motivos pessoais ,a gora to asumindo os dois cargos ,mas nao consigo da conta, e vou entrega alguns do cargos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo conciliar muitas coisas. Seja sempre bem-vindo por aqui! E leve o nosso blog ao conhecimento dos coroinhas do seu grupo.

      GCSA.

      Excluir
  13. meu nome e thamy de damianopolis goias gostei muito

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dessa mensagem, muito bonita, também sou coordenadora dos coroinhas de Taquarituba/SP, na comunidade nossa senhora de fátima, estva procurando uma mensagem de motivação para meus coroinhas, achei perfeita essa, vocês têm aglguma idéia que eu possa estar motivando os coroinhas?!, A maioria são jovens e nessa fase muitos acabam se desviando do caminho de DEus por falta de motivação,eu também estou precisando de motivação e ajuda, vocês podem me ajudar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou coroinha chefe da catedral de santo inacio de loyola dou formaçao para jovens e criaças e é mais facio trabalha com criaça do que com jovens mais Deus senpre nos ajunda a segir en frete nos recebemos esse dom e devemos por em pratica força ana q mais deus te dara bjs...

      Excluir
  15. ola meu nome e Daniel sou de porto seguro da paroquia nossa senhora do sagrado coraçao e so cordenador dos coroinha eu tenho 10 anos de corinha e agora eu pessoa a ajuda de vcs pra mi passar um lindo cartais para um encontro de corinhas que vai ser todos os domingos mim dem uma ideia daniel_sscv@hotmail.com meu msn que deus abençoi todos voces

    ResponderExcluir
  16. Olá! Meu nome nome é Carol,16anos e trabalho com os coroinhas a 3anos, e já estou a serviço do altar a 5anos. Bom descobrir o meu dom e a importancia da sagrada eucaristia através dos encontros dos coroinha. Comecei dando formação do turibulo,e hoje sou coordenadora,tenho na minha paroquia 06 grupos d coroinha,e o grupo q sou responsavel 16 coroinha. E todos ama o serviço ao altar e ao proximo. Muitos podem pensar q sou muito nova para assumir tal responsabilidade, mas nada melhor para trabalhar com jovem pessoas q falam a mesma lingua. Queria ter contado com o senhor para trocar-mos ideias e juntos encontrar maneiras para animar a nossa juventude... Abraços. Caroline santos facebook: love_carol.linda@hotmail.com camaçari-Bahia

    ResponderExcluir
  17. oi meu Nome é nalberth sou coroinha da catedral de santo inacio de loyola Pinheiro - MA estou fazendo uma formaçao e nao posso esplica como é bom servi a Deus.

    ResponderExcluir
  18. SOU COORDENADOR DOS COROINHAS DE DUAS CIDADES DOMINGOS MOURÃO, E SÃO JOÃO DA FRONTEIRA AQUI NO ESTADO DO PIAUI, GOSTEI MUITO DA HOMENAGEM, QUE VOCÊS PARABÉNS.

    MEU NOME É ADGILSON FONTENELE DE MENESES

    ResponderExcluir
  19. Essa mensagem realmente descreveu o que é ser coroinha/acólito. Já estou nessa árdua missão faz 2 anos e meio, e amo mais que tudo na minha vida. <3

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome e Bruno sou coroinha da paroquia de santo Antonio daqui de Natal RN gostaria de troca umas ideia com vc goste muito do seu Comentario a cima

    ResponderExcluir
  21. olá meu nome e tainara sou coroinha de são sebastião de lagoa de roça na PB e tenho orgulho por ser coroinha eu tbm queria trocar umas ideias com vcs

    ResponderExcluir
  22. eu sou coroinha de São João da Ponte MG e gostei muito da mensagem

    ResponderExcluir
  23. Olá, me chamo mackson e já fui coordenador dos coroinhas. gostei muito desta mensagem, se alguém quiser falar(ou trocar ideia)sobre a igreja e os coroinhas comigo ficarei lisonjeado.

    ResponderExcluir