21 de agosto de 2009

A GRIPE SUÍNA ESTÁ AFETANDO A LITURGIA

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, tomou uma medida inédita até o momento: para evitar o contágio entre fiéis, distribuiu comunicado recomendando que a hóstia não seja entregue na boca, que não se reze o Pai-Nosso de mãos dadas e que se suspenda o abraço da paz durante as missas no Grande ABC.

Alguns Bispos e Padres das mais variadas dioceses do Brasil, especialmente das áreas mais afetadas pela Gripe suína no Brasil, vêm tomando algumas atitudes preventivas à Influenza A(H1N1). Algumas medidas como:

•Suspender a comunhão diretamente à boca
•Abraço da paz
•Reza do Pai Nosso de mãos dadas.
Afinal, mudanças como essas alteram a Liturgia?

Se alteram, não modificam tanto a liturgia, a ponto de descaracterizá-la. Devemos ter em mente que estas atitudes devem ser tomadas para prevenir a disseminação do vírus. Pois imaginemos o contato do dedo do padre ou ministro da comunhão com a saliva de um dos fiéis que possa estar contaminado com o vírus da gripe e, instantes depois o mesmo dedo entra em contato com a saliva de outra (s) pessoas, quando da distribuição da eucaristia.

Quantas pessoas não poderiam sair contaminadas e contaminando outras a partir de então?

A primeira coisa que devemos defender é o dom da vida. Portanto estas atitudes devem ser tomadas pela Igreja, representada na pessoa do Padre/ Bispo, visto que não infringem as leis universais da Igreja.

Vamos relembrar a Gripe Espanhola de 1918, em que o interior de muitas Igrejas favoreceu a disseminação do vírus, através do aglomerado de pessoas em ambiente fechado.
FONTE: PORTAL DO ACOLITO E DA FORMAÇÃO LITURGICA

O que você acha sobre o assunto? Ao seu ver, essas medidas alteram ou não a liturgia? Deixe o seu comentário.

17 de agosto de 2009

A ORAÇÃO

A oração nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de forças para suportá-lo.
Não nos afasta os problemas do cotidiano, entretanto, nos clareia o raciocínio, a fim de resolve-los com segurança.
Não nos modifica as pessoas difíceis dos quadros de convivência, no entanto, nos ilumina os sentimentos, de modo a aceitá-las como são.
Nem sempre nos cura as enfermidades, contudo, em qualquer ocasião, nos fortalece para o tratamento preciso.
Não nos imuniza contra a tentação, mas nos multiplica as energias para que lhe evitemos a intromissão, sempre a desdobrar-se, através de influências obsessivas.
Não nos livra da injúria e da perseguição, entretanto, se quisermos, ei-la que nos sugere o silêncio, dentro do qual deixaremos de ser instrumentos para a extensão do mal.
Não nos isenta da incompreensão alheia, porém, nos inclina à tolerância para que a sombra do desequilíbrio não nos atinja o coração.
Nem sempre nos evitará os obstáculos e as provações do caminho que nos experimentem por fora, mas sempre nos garantirá a tranqüilidade, por dentro de nós, induzindo-nos a reconhecer que, em todos os acontecimentos da vida, Deus nos faz sempre o melhor.

PENSEM NISSO...


Abraço pra quem for de abraço, e beijo pra quem for de beijo.

Diórgenes

20 de junho de 2009

TÁ CHEGANDO A HORA

Amanhã é o grande dia!

Dia da entrega das novas vestes dos COROINHAS da Paróquia São Pedro e São Paulo.
Depois de alguns meses de formação, com alguns percalços no meio do caminho, enfim estamos alcançando mais um objetivo.

Isso não é o final, não é nem sequer o começo.
A formação será continua, todos os meses continuaremos tendo nossos encontros com formações.

Agradeço e Parabenizo aos nossos 32 COROINHAS!
Lembrem-se do que foi dito hoje pelo nosso padre!

Termino citando Santo Agostinho: "Amai a esta Igreja, permanecei nesta Igreja, é de vocês esta Igreja."


SÃO TARCISIO, PADROEIRO DOS COROINHAS, ROGAI POR NÓS!


Um abraço do amigo e coordenador, Diórgenes.

13 de junho de 2009

FOTOS DA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

 









PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO REALIZA PROCISSÃO DE CORPUS CHRIST

No ultimo dia 11 de Junho, a paroquia São Pedro e São Paulo realizou no bairro de Tibiri II, a maior procissão de Corpus Crist que o bairro já viu, participaram mas de 2.000 pessoas nas ruas de Tibiri, a procissão teve inicio às 18:00 com a participação de todas as comunidades da Paroquia terminando na igreja matriz com uma solene missa, teve a frente o paroco Pe. Luiz Junior que a cada dia esta inovando a igreja catolica de Tibiri.

Fonte: Informe Tibiri

5 de junho de 2009

LUTO POR FRANKLIN THADEU (PARCEIRO DO NOSSO BLOG)


Eu, Diêgo, em nome da família GRUPO DE COROINHAS SERVOS DO ALTAR, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento por essa perda recente. Quero que saibam que estamos aqui para ajudá-los no que for necessário.

Que Deus ilumine e console a vida de vocês!
Deixo para vocês uma mensagem do Grande SANTO AGOSTINHO:


"A morte não é nada. Apenas passei ao outro mundo. Eu sou eu. Tú és tu. O que fomos um para o outro ainda somos. Dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. Reza,sorri,pensa em mim,reza comigo. Que o meu nome se pronuncie como sempre se pronunciou. Sem nenhuma ênfase,sem rosto de sombra. A vida continua significando o que significou: Continua sendo o que era. O cordão de união não se quebrou. Porque eu estaria fora de teus pensamentos, apenas porque estou fora de tua vista? Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho. Já veras,tudo está bem... Redescobrirás o meu coração, e nele redescobrirás a ternura mais pura. Seca tuas tuas lágrimas e, se me amas, não chores mais."